Klop Soluções em TI

Kop Soluções em TI

Nosso Blog

Qual a importância de uma boa gestão de TI?

Qual a importância de uma boa gestão de TI Quando saber a hora de terceirizar

O gerenciamento de TI é uma parte muito importante da organização, visto que é o responsável por garantir que os recursos disponíveis sejam utilizados de forma correta, de forma a potencializar os resultados e agregar valor a empresa.

Um gerenciamento bem feito traz diversos benefícios para a empresa, como melhorias nos processos, otimização de recursos, aumento da produtividade das equipes, e muito mais. Porém, para que esses resultados sejam alcançados, os integrantes da equipe de TI precisam ser capacitados e demostrar habilidades de gerenciamento, liderança, planejamento estratégico e conhecimento técnico.

Mas porque essa área se tornou tão importante?

Anos atrás o departamento de TI era responsável apenas por atividades mais rotineiras, como criação de e-mails, manutenção de computadores, instalação de equipamentos e outras atividades de manutenção de hardwares e softwares, porém as coisas evoluíram muito, e esse departamento se tornou estratégico para o crescimento na empresa. Dessa forma pequenos negócios, as atividades relacionadas a Tecnologia da Informação são essenciais, ainda mais com o aumento da automatização de dados, e o alto índice de ataques cibernéticos, onde a segurança de dados se tornou fundamental.

A gestão de TI é baseada em três pilares, pessoas, processos e tecnologia, e as atividades de um gestor envolvem treinamento de pessoas, por exemplo, administração de recursos, armazenamento e segurança de dados, suporte, análise de dados, e coleta e distribuição de informações, que serão utilizadas nas tomadas de decisão, ou seja, atividades muito importantes para estratégia da empresa, então, é muito importante a escolha de uma equipe capacitada para o trabalho.

Ter uma boa equipe de TI nem sempre é fácil, pois encontrar e manter profissionais capacitados pode ser difícil e ter um alto custo, então, muitas empresas estão adotando um modelo de terceirização de serviços, que pode contar com suporte especializado, consultorias, contratos de manutenção e tudo mais que a empresa precisar para suprir suas necessidades. O mais importante é realizar uma análise completa da demanda da sua empresa e encontrar a melhor solução para o seu tipo de negócio.

Quer saber sobre Outsouncing de TI? Clique aqui e confira.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp