1) Não preciso de um servidor: Uma rede P2P, com várias máquinas ligadas entre si, de forma descentralizada, pode até atender às necessidades da empresa hoje, mas eventualmente ela não será o suficiente. Não é uma questão de “se”, mas de “quando”. Em vez de ser pego de surpresa e ter de lidar com uma crise, que tal começar a planejar desde já a migração para um servidor? Quando a empresa der um salto de crescimento, você irá agradecer.
2) Servidores são caros: de forma alguma. Um HP ProLiant ML 30 custa menos do que um PC doméstico de boa procedência, e é muito mais adequado à tarefa de manter a empresa funcionando. O baixo consumo de energia, o aumento na confiabilidade e a agilidade da operação garantem rápido retorno do investimento, e não se esqueça de levar em conta que o hardware inclui garantia de um ano para peças e mão de obra, com atendimento no local no próximo dia útil. Ou seja, no caso de uma falha, é possível contar com um técnico da HP para ajudá-lo a colocar tudo no lugar o mais rápido possível.
3) Um servidor é demais para minha empresa: o HP ML30 é construído de forma modular. Em sua configuração-base, ele é feito sob medida para atender às necessidades de uma pequena empresa. A empresa, no entanto, pode crescer sem sustos, pois o ML30 irá acompanhá-la, visto que pode ser expandido com mais memória e espaço em disco, além de novo software, conforme necessário.
4) Vou precisar de espaço físico/infraestrutura especial: este mito tem origem nos primórdios da informática, quando mesmo os mais simples servidores eram máquinas imensas, que precisavam ser instaladas em salas amplas, com piso elevado, rede elétrica separada e ar-condicionado sob medida. Tudo o que ele precisa é de um cantinho, uma tomada e um cabo de rede. Cabe até sob uma mesa. E a melhor parte: ninguém notará que ele está lá, graças ao baixo nível de ruído.
5) Servidores são difíceis de gerenciar: faça uma conta simples e nos diga o que é mais fácil gerenciar, um único servidor ou uma dúzia de desktops, cada um com configurações, conjuntos de software e até mesmo sistemas operacionais diferentes? Além disso, sistemas operacionais modernos trazem ferramentas que facilitam a administração de um servidor, e a sua empresa sempre pode contar com a ajuda da Klop para capacitar sua equipe. E o HP ProLiant ML30 oferece total flexibilidade na administração: com um cartão de acesso remoto, opcional, é possível controlar o servidor a distância, por meio da Internet, como se estivesse sentado à frente dele.
Assista ao vídeo e saiba mais:
https://www.youtube.com/watch?v=WL882whYKV4
HORA DE INVESTIR
Se alguns mitos foram quebrados, chegou a hora de saber: quais as vantagens de investir os poucos recursos em um servidor? Será que vale mesmo a pena? Argumentos favoráveis não faltam.
Redução de custos: a informatização é hoje o meio mais eficiente para reduzir custos. A revolução do computador, que teve início na década de 40, permitiu que atividades realizadas manualmente fossem automatizadas. Com isso, trabalhos que demoravam dias passaram a ser feitos em horas, o que economiza tempo e dinheiro.
Produtividade: faça uma conta simples. Pegue um processo manual qualquer da sua empresa e divida o salário de quem o realiza pelo tempo que ele demora para fazê-lo. De maneira bem simples, é possível chegar ao custo de determinada tarefa para a empresa. Ao automatizar processos manuais, a companhia vai gastar menos tempo em certas atividades, o que significa dizer que a produtividade aumentou. E isso, atualmente, faz a diferença diante da concorrência.
Atendimento ao cliente: cliente satisfeito volta sempre. Sim, é um jargão. Mas é sempre bom lembrá-lo. A tecnologia, se bem aplicada, ajuda a empresa a atender bem ao freguês. Desde sistemas complexos de atendimento ao cliente, conhecidos pela sigla de CRM, até mecanismos simples como um identificador de chamada, que permite a uma pizzaria, por exemplo, reconhecer quem liga e oferecer atendimento personalizado. São ferramentas que melhoram a relação com o cliente.
Integração: sem tecnologia, muitas vezes não é possível vender para um grande cliente potencial, que está levando seu processo de compra para portais B2B (que fazem transações eletrônicas entre empresas) ou por meio de sistemas de compras eletrônicas. A empresa, com certeza, não quer perder a oportunidade de vender para um grande cliente.
Internet: a tecnologia baseada na web é hoje uma ferramenta essencial para a comunicação com parceiros de negócios e clientes. Ela também conjuga todas as vantagens citadas anteriormente. É fundamental para reduzir custos, ajuda a atender melhor ao cliente e integra os negócios de forma rápida e barata.