Klop Soluções em TI

Kop Soluções em TI

Nosso Blog

Klop alerta para risco de sequestro de dados

Pesquisa da Trend Micro Incorporated aponta que, em 2016, 51% das empresas brasileiras foram vítimas de sequestro de dados. Em entrevista ao Estadão, a especialista em segurança da informação, Graça Sermoud afirma que esse tipo de ataque ocorre há algum tempo, mas a partir de 2016 teve crescimento drástico. A prática criminosa surgiu em 2012 e ganhou destaque em 2015 quando um grande número de empresas teve seus dados sequestrados.

Márcio Lopes, diretor da Klop Informática, afirma que pequenos empresários são surpreendidos bugcom o sequestro de dados digitais de suas organizações. Ele explica que empresas são infectadas por  um vírus que criptografa os dados e depois envia e-mail cobrando resgate para restabelecer o acesso. “Para evitar ataques, o empresário precisa manter sua equipe alerta e deve proteger seus dados”.

Como acontece

Nubia Lopes, gerente comercial da Klop Informática, informa que a metodologia de infecção é conhecida. “O usuário recebe um link, por e-mail, ou clica num link que faz o download de um arquivo malicioso”, explica. Os vírus podem chegar por e-mails, páginas web, mensagens de sms ou WhatsApp, links do Facebook, geralmente informam aos usuários que seu computador, celular ou tablet está lento, ou infectado por algum tipo de vírus. O usuário acredita na mensagem e ao clicar, baixa e instala esse suposto “bom” programa e se infecta.

Após pago o resgate, o usuário recebe um e-mail do sequestrador com a senha que promete desbloquear todo o conteúdo do computador.

Recentemente prefeituras e empresas do Brasil já foram alvo desse tipo de vírus, em alguns casos o resgate foi pago, já em outros casos as empresas possuíam backup dos dados atualizados e puderam recuperá-los sem o pagamento do resgate. Por isso a a importância do backup atualizado.

Alvos fáceis

A prática de sequestro de dados estelionato praticado pelo organizado virtual. Este crime cibernético tem escala global porque o criminoso pode estar em qualquer país. Além disso, a investigação deve ser ágil porque as provas no ambiente virtual são extremamente voláteis.

Danos

Além dos danos causados, o sequestro de dados pode gerar outros custos indiretos como danos à marca e à reputação da empresa, multas e até mesmo custos extras para recuperar os dados críticos.

O que fazer?

É recomendado adicionar outras funcionalidades, como backup, atualização de softwares, filtro de e-mails e de conteúdo web, para aumentar o nível de segurança.

Dicas para se proteger:

– Não instale programas de procedência duvidosa;

– Não clique em links recebidos via e-mail, redes sociais, programas de mensagens instantâneas e etc;

– Mantenha os backups atualizados e fora do computador, por exemplo, em HD externo, pendrive, cartão de memória e etc;

– Mantenha o antivírus sempre atualizado.

– Informe seus colaboradores sobre os riscos de sequestro de dados;

Compartilhe