Mesmo não sendo necessário uma prova de que cibercriminosos são realmente cruéis, a pandemia de COVID-19 foi capaz de acentuar essa questão.
Enquanto pessoas ao redor do mundo se unem para cuidar dos que estão ao seu redor neste momento de emergência, os hackers e atores mal-intencionados não dão sinais de alívio. Na verdade, globalmente, os golpes estão aumentando.
Este período de crise proporcionou até uma série de vantagens para cibercriminosos, que intensificaram suas operações para capitalizar a crise.
😱 A sensação de pânico
➡️ Esta é uma das principais razões pelas quais os golpistas têm sido capazes de explorar a pandemia: com tantas pessoas com medo de contrair o vírus ou quebrar as restrições impostas pelo governo, é mais fácil causar pânico.
🔄 A mudança nas regras
➡️ Em tempos normais, e-mails de phishing ou mensagens de texto que afirmam ser de organizações oficiais tendem a se destacar, pois chegam por canais que normalmente não seriam usados, ou pedem ao usuário para realizar uma ação que organizações legítimas nunca solicitaria, como fornecer seus dados bancários. No entanto, durante a pandemia, o mundo mudou e não é mais tão fácil distinguir quando as comunicações estão fora do comum.
🏠 Trabalho remoto
➡️ Provavelmente a maior mudança provocada pela crise do COVID-19 foi a necessidade de uma grande parte da força de trabalho exercer suas funções em casa por longos períodos. Enquanto muitas pessoas começam a retornar lentamente ao escritório, a mudança para o trabalho remoto aconteceu de repente e isso deu aos cibercriminosos uma grande vantagem.
(Via ESET)
postagem completa em:
👇👇👇
https://www.eset.com/br/antivirus-corporativo/artigos-enterprise/como-a-pandemia-se-tornou-uma-oportunidade-para-cibercriminosos/