Klop Soluções em TI

Kop Soluções em TI

Nosso Blog

Para que serve um servidor?


À medida que a empresa cresce, cresce também a necessidade de investimento em TI. As informações precisam trafegar com agilidade, estar sempre disponíveis e protegidas. O diretor da Klop Informática, Márcio Lopes, alerta que “além do acesso rápido a dados, a segurança contra agentes externos e infortúnios são fatores relevantes, que podem otimizar a competitividade e a capacidade operacional da empresa”.
Com informações espalhadas por diversas máquinas, trabalhar com agilidade torna-se complicado. Simplificando, um servidor é um computador dedicado a oferecer um serviço ou recurso a outros computadores em uma rede, que são chamados de “clientes”.
Nubia Lopes, gerente comercial da Klop Informática, explica que existem inúmeros tipos de servidores, de acordo com a função que desempenham. “Um servidor pode agrupar arquivos acessíveis a todas as máquinas da rede ou um servidor de impressão pode controlar o acesso a uma ou mais impressoras. Já o servidor de backup centraliza tanto a execução quanto o armazenamento dos dados de backup dos computadores ligados a ele”. Além desses exemplos, Nubia cita também que há servidores web, que hospedam conteúdos de sites. Dependendo da configuração da máquina, e das necessidades da empresa, um único computador pode até mesmo atuar como múltiplos “servidores” em funções relacionadas.

Servidor “Frankenstein”
Não é incomum que uma pequena empresa, ciente das vantagens na migração para uma rede baseada em servidor, decida “economizar”, montando seu próprio servidor com partes facilmente disponíveis no mercado. O resultado é um servidor “Frankenstein”, com peças de procedência variada, que não passa de um PC um pouco mais sofisticado. Por um tempo, ele vai atender às necessidades da empresa, mas pode acabar apresentando um novo conjunto de problemas como resultado da falta de conhecimento das reais exigências de um servidor.

Por que investir num servidor?
Alguns mitos, que sempre foram considerados barreiras para que as micro e pequenas empresas se beneficiem dessas ferramentas, estão ruindo. Não ver os benefícios no uso dessa tecnologia e o medo de um investimento elevado ou da necessidade de uma estrutura especial estão entre os empecilhos citados por pequenos e microempresários que impedem a adoção dos servidores.

Confira no próximo post a Klop Informática trará um texto sobre os mitos sobre servidores. Não perca!

Compartilhe