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Principais Erros No Setor De TI Que CTOs Cometem

Principais erros que CTOs cometem no setor de TI

Já dizia W. Edwards Deming:

“Para otimizar o todo devemos subotimizar as partes.”

Não importa se você está desenvolvendo um projeto, um app, um software, uma organização ou um processo, e é justamente nesse ponto que muitos CIOs, CTOs erram: uma otimização sem sub-otimização.

Destrinchar grandes projetos em vários pequenos projetos ajudam na eficiência de uma gestão de infraestrutura de ti, assim você poderá ter controle do que está sendo feito e em que fase o projeto está.

Podendo, assim, ter uma visão macro do tempo que cada etapa levará, dando mais autonomia na execução dos processos.

Uma governança de ti bem planejada e executada consegue agregar bastante valor aos negócios da empresa.

Separamos outros erros comuns na gestão do departamento de TI:

  • Isolar a TI de outros departamentos

Um dos grandes erros é a falta de comunicação entre a equipe de TI e outros setores.

Quando não incentivamos que um setor seja integrado aos demais corremos o risco de perder em performance e competitividade. Sendo assim, operar de forma proativa para identificar as necessidades, mapear tendências e indicar caminhos para inovação podem fazer muita diferença na conclusão dos projetos.

É de extrema importância incluir desde o início no processo aqueles que vão se beneficiar dele, ou seja, os colaboradores/usuários, para que assim seja compreendido as suas demandas, necessidades e até coletar novas ideias vindas diretamente do usuário, o que ajuda a focar melhor as implementações e a usabilidade do sistema diariamente.

  • Não considerar o feedback dos usuários

O usuário que utiliza a infraestrutura de TI precisa ser ouvido, para que não se perca tempo realizando manutenções desnecessárias. São eles que utilizam a infraestrutura de TI diariamente, e o papel da equipe de TI é justamente deixar as coisas facilitadas para eles.

Considerar o feedback é de extrema importância para entender os problemas e dificuldades que afetam a experiencia do usuário. O resultado será a identificação de gargalos que precisam de reparos e avaliar como a TI pode obter melhorias das rotinas de cada setor da empresa fazendo mudanças inteligentes e assertivas.

  • Não dar importância ao investimento em segurança de dados

Existe uma variedade de ataques à segurança da informação que surge a todo momento. Não ter nenhum tipo de investimento em segurança de dados, ou até mesmo um investimento mínimo, pode gerar um impacto enorme que pode ocasionar prejuízos reais para a empresa.

Abrir mão desse processo, não priorizar investimentos é correr risco de receber multas e até mesmo perder clientes.

  • Apenas agir de forma reativa

Esse é um erro muito comum e bastante aplicado nos ambientes de TI: esperar acontecer para tomar providencias.

Agir de forma reativa na ação do time de TI somente quando um problema acontece, ou seja, a TI chegando apenas quando o prejuízo já foi causado.

Segundo o artigo “Quais os erros mais comuns da gestão de TI?” do site Value Host, “antigamente as empresas não dependiam muito dos seus ativos de TI para manter a produtividade e analisar dados, então esse modelo reativo dava conta. Mas nesses tempos de grandes atualizações tecnológicas que vemos diariamente, novos golpes cibernéticos sendo aplicados todos os dias, esperar o problema, de fato, acontecer é um tiro no pé.”

Agir de forma proativa tem sido muito difundido entre as gestões de empresas, ou seja, evitar problemas antes deles acontecerem. Monitorar, automatizar e prevenir.

  • Não ter planejamento

Principalmente o setor de TI precisa se atentar em um bom planejamento. A falta dessa fase gera dores de cabeça desnecessárias e faz com que as soluções e medidas sejam tomadas com pressa, o que sempre acarreta mais problemas.

Organizar o setor com um planejamento estratégico cuidadoso, desmembrando grandes projetos em projetos menores facilitam a execução, o monitoramento das fases fazendo com que seja mais fácil a antecipação de problemas/soluções e seja metrificado com uma certa clareza a finalização dos mesmos.

A gestão desses erros deve ser implementada para evitar prejuízos e mantendo o foco do time no que realmente é necessário evitando interrupções do fluxo de trabalho.

Agora que você tem as informações sobre esses erros, pode começar a agir para resolvê-los. Planejamento, investimento em áreas de extrema necessidade, feedback, ser proativo e integrar a TI com os outros setores podem fazer a diferença na sua empresa.

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