Klop Soluções em TI

Kop Soluções em TI

Nosso Blog

SSD deixa seu computador mais rápido

    1. Quem nunca perdeu a paciência quando precisou de uma ação rápida do computador e ele estava lento demais, demorando para iniciar ou executar um programa? A lentidão pode resultar do uso contínuo do computador, que acaba acumulando arquivos desnecessários, abertura de vários programas de uma vez, recorrer à hibernação em vez de reinicialização, navegar na Internet com várias janelas de navegador e deixar de fazer uma manutenção frequente.

A troca do HD pelo SSD é uma indicação segura e eficaz quando o objetivo é aumentar o desempenho do computador, por isso os especialistas da Klop Informática apontam alguns aspectos importantes na substituição. No final deste artigo veja também algumas dicas simples que, no dia a dia, podem otimizar o funcionamento do seu computador.
Muitos casos de lentidão estão associados ao disco rígido, Hard Disk (HD), componente responsável pelo armazenamento de dados do computador. Se o HD estiver sem espaço, uma boa opção é alterá-lo por uma unidade de estado sólido, Solid State Drive (SSD), tecnologia de armazenamento aclamada como a evolução dos HDs.
Os SSDs mais vendidos no mercado têm memória flash, responsável pelo armazenamento de modo muito semelhante ao pendrive. Este tipo de memória não tem partes móveis enquanto os HDs comuns possuem discos magnéticos e para acessar os dados, um mecanismo de leitura precisa se movimentar até o ponto em que os arquivos estão.
A tecnologia SSD proporciona um ganho em desempenho e segurança para os dados por ser mais resistente a quedas. HDs perdem mais facilmente os dados, o que já não ocorre nos SSDs por conta da memória flash. Outro aspecto importante é o baixo consumo energético, o que prolonga a duração da bateria de notebooks, por exemplo. Além disso, por funcionar eletricamente, os processos de leitura e escrita de dados são mais velozes e silenciosos.

HD e SSD associados
O computador fica mais rápido quando HD e SSD são utilizados em conjunto. Ganha-se performance sem perda da capacidade de armazenamento. No entanto, é preciso utilizá-los da maneira correta. Instalar o sistema operacional no SSD é um passo importante porque o disco de estado sólido possui velocidade de leitura muito maior do que o HD. A inicialização e todas as tarefas do sistema ficarão mais rápidas.
Os principais programas também devem ser instalados no SSD. O ideal é analisar quais são os softwares mais usados e os que mais utilizam memória como ferramentas de edição vídeo, áudio e fotos.

Outras dicas
– Não use sistemas operacionais antigos e mantenha atualizações do sistema em dia porque de nada adianta investir em equipamentos de ponta enquanto o sistema é obsoleto.
– Não grave arquivos constantemente no SSD porque ele usa chips com número limitado de operações de leitura e escrita.
-Não conecte um SSD SATA-600 numa porta SATA-300. Ao ligar esse SSD em uma porta SATA-300 ele terá a sua velocidade de transferência de dados reduzida em 50%.

Cuidados de rotina
Se você acha que não é o momento de fazer a troca do HD pelo SSD, algumas ações são valiosas para garantir o desempenho da sua máquina:
– Apague arquivos temporários de internet;
– Mantenha seu computador atualizado;
– Remova arquivos inúteis de programas. O CCleaner pode ajudá-lo nisso.
– Limpe pastas de arquivos inúteis e esvazie a lixeira
– Limpeza e desfragmentação de disco. Estas ações podem ser acionadas a partir da barra de tarefas do Windows

– Não execute programas automaticamente, o que deixar seu computador mais veloz principalmente na inicialização.
– Tenha um programa atualizado e eficiente de remoção de vírus.

Ficou interessado e quer um SSD para sua máquina? Entre em contato com nossos especialistas pelo Whatsapp (42) 98845-6500, no Facebook, email klop@klop.com.br ou pelo (42) 3025 1310.

Compartilhe