Klop Soluções em TI

Kop Soluções em TI

Nosso Blog

Multa por uso irregular de softwares

Empresas são condenadas a pagar multa por uso irregular de software

Muitas empresas ainda acreditam que softwares não genuínos são um investimento, pois além do suposto custo-benefício imediato, muitos funcionam de maneira similar aos originais, porém, a recentes auditorias de softwares podem ser um risco para as empresas que utilizam esse método.

O uso irregular de softwares, sejam sistemas operacionais, editores e até mesmo banco de dados, podem gerar multas e até processos para a empresa infratora.

Empresas são condenadas a pagar multa por uso irregular de softwares.

Um exemplo disso foi uma loja de móveis chamada Bento Golçalvez (RS), que foi condenada a pagar 10 vezes o valor de mercado de cada software irregular usando sem licença na empresa.

A ação foi proposta pelas empresas Adobe Systems, Microsoft e Autodesk, após identificarem mais de 30 softwares sem registro no local.

Outras empresas que também tiveram que pagar indenizar a Microsoft por uso irregular foram Ediba S/S Edificações e Incorporações Barbieri, Planab Planejamento e Acessoria Imobiliária Barbieri Ltda, onde foi determinado que fosse pago à empresa cerrca de 12 mil reais.

A Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) informou que em 2019 carca de 46% dos softwares comercializados no Brasil não são genuínos, uma porcentagem que cai com o passar do tempo.

O prejuízo referente a esses softwares são de mais ou menos US$1,7 bihão de dólares, somente no Brasil.

Campanhas contra pirataria estão cada vez mais presentes e vêm surgindo efeitos positivos nos usuários.

Outra coisa muito comum de acontecer, são empresas que utilizam softwares originais, porém a licença do produto não é específica para uso corporativo, o que torna a situação da empresa pode irregular.

É muito importante que as empresas fiquem atentas a essas especificações, principalmente em empresas grandes, onde a grande quantidade de computadores pode gerar desatenção ou desorganização.

A Klop é uma parceira oficial da Microsoft e de grandes serviços de segurança, como Safetica, Trend Micro e Eset.

Aqui, garantimos licenças originais, além de todo o suporte que sua empresa precisa.

Quer saber mais sobre outros assuntos Klop?

Segurança de dados – Saiba Mais

Gestão de TI – Saiba Mais

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp